menu
Colunas

QUESTÃO DE PATRIOTISMO


Data de publicação: 27 de novembro de 2014
Coluna: Coronel Vogt
Colunista: Coronel Vogt



O objetivo deste trabalho é apresentar a situação da leitura no Brasil, alguns obstáculos e algumas sugestões. O futuro do Brasil depende da Educação. E o futuro desta depende da leitura. Ambas libertam o cidadão. A Educação e a leitura abrem portas. Quem lê educa-se. O livro deve ser tratado com seriedade e entusiasmo. A leitura desenvolve a imaginação. O escritor José Bento Monteiro Lobato ( 1882 – 1948 ) defendia, em suas viagens: “ Uma Nação se faz com homens e livros.” Nós, militares,  por formação, entendemos que a leitura é uma questão de patriotismo. O futuro da Pátria está em jogo! A leitura de bons livros trará prosperidade ao Povo Brasileiro!         


Apresentarei, a seguir, os dados disponíveis. Nos últimos anos, a média de leitura do Brasileiro é de dois livros ( lidos até o fim ) por ano. Considerada baixa pelos especialistas. A metade da população é leitora ( Leu, ao menos, um livro nos últimos três meses ). As mulheres estão lendo mais do que os homens ( 53% do total contra 43% do total ). 75% da população nunca entrou numa biblioteca. Fonte: pesquisa realizada, em 2012, pela Retratos da Leitura no Brasil.


O Brasil tem mais de 6.000 bibliotecas públicas. Uma para cada 33.000 habitantes ( A ONU recomenda uma para cada 10.000 cidadãos ).  Este índice não tem melhorado com o passar do tempo. Algumas cidades do interior não possuem bibliotecas. Dezenas de bibliotecas que aparecem nos estudos oficiais estão fechadas! Dezenas delas não têm profissional habilitado ( Bibliotecário ). Muitas não possuem condições adequadas ( locais prazerosos, acervo atual, ventilação ... ). Não motivam as pessoas a frequentá-las. Segundo o Instituto Pró-Livro, 50% das pessoas ( com mais de cinco anos ) não praticam o hábito da leitura. Alegam falta de tempo. As bibliotecas, de modo geral, não organizam eventos ( Rodas de Leitura, Horas do Conto ... ).


A qualidade de algumas obras é discutível. Os Professores recebem livros que, nem sempre, são por eles aprovados. O cidadão não é incentivado a adquirir o hábito da leitura. Os Europeus já estão lendo nove livros por ano. Nossos vizinhos Chilenos, 5,4. Temos bons exemplos a seguir. Por aqui, as livrarias dão desconto irrisório aos Professores ( 10% ). Durante o tempo livre, apenas 28% dos brasileiros leem ( O lazer preferido é ver TV ) Nas competições internacionais de leitura, organizadas pela UNESCO, o Brasil tem ocupado os últimos lugares. O que estamos esperando para reagir? Não basta o exemplo e o brilho dos garbosos Alunos dos Colégios Militares? Não estaria faltando um pouco de força de vontade?


 Milhões de adultos não tiveram o privilégio de formar um bom hábito de leitura. Lentos, não entendem, não saber fazer. Será que conseguem imaginar o progresso que chegaria com a leitura? Ninguém enriquece sem o conhecimento. A Cultura chega na frente. A prosperidade vem depois.  Quem fundou a Academia Brasileira de Letras? Quem quer conversar, hoje, com o genial MACHADO DE ASSIS poderá ler qualquer uma das obras que ele escreveu...           


A leitura tem o poder de libertar o homem do analfabetismo funcional. O baixo índice de leitura prejudica a educação e o IDH do Brasil. Ler melhora a Educação. A leitura é uma fonte de saber. Nela nascem os sonhos, os projetos, a esperança ... Os gauchos já estão lendo, aproximadamente, cinco livros por ano ( incluindo os didáticos ). Entre os que têm Curso Superior, o número é de oito livros. Os Americanos leem cinco livros por ano ( fora da Escola ). Os Franceses onze. Os estudantes americanos têm meia hora de leitura por dia ( obrigatória ). No Brasil, os cidadãos mais ricos e cultos leem mais do que os outros brasileiros.


O livro é um bem econômico de grande valor: cem milhões de brasileiros já estão lendo livros. A leitura no Brasil é liderada pelas pessoas que têm nível superior e renda acima de dez salários. Os humildes, que deveriam ler, não estão lendo!


Quais são, afinal, os obstáculos? Falta de ação de comando dos líderes, comodismo, o preço dos livros, falta de hábito, cultura atrasada, baixos níveis de compreensão de textos, reduzido número de livros didáticos, faltam livrarias em 70% dos municípios, faltam duas mil livrarias no País, falta incentivo para a abertura de livrarias, as escolas ( de modo geral ) não estão conseguindo formar leitores ( O índice de leitura cai depois que o cidadão sai da escola ), falta de investimento em Educação e bibliotecas, leitura lenta ( 16% dos entrevistados ), 130 milhões de brasileiros não entram nas bibliotecas ...


Diante de missão tão nobre e complexa, o que nós patriotas podemos fazer? Conscientizar todos os líderes da sociedade para participarem desta luta patriótica. Avulta de importância o trabalho dos Pais, dos Empresários, dos Padres, dos Militares, dos Prefeitos, dos Líderes de Bairros, dos Escoteiros, dos Jornalistas ... Os livros deverão ser lidos até o fim. Produzir mais livros de bolso ( preço menor ). Implantar uma competição anual ( “Capital Gaucha do Livro” ) – Competição salutar. Seguir os bons exemplos: na SUÉCIA e na DINAMARCA, os habitantes leem 15 livros por ano! No CANADÁ e na FINLÂNDIA, o hábito de leitura vem de casa. O Finlandês lê 21 livros por ano. A CORÉIA DO SUL fez uma revolução educacional baseada na leitura. Hoje, tem uma das indústrias mais modernas do mundo. Cada um de nós deve estar sempre lendo um livro. Devemos ler um após o outro. Não há mais tempo a perder. Custe o que custar: os livros têm que chegar nas casas dos brasileiros mais pobres! A nossa união poderá retirar o Brasil desta situação humilhante!     


A leitura é o caminho...do sonho, da prosperidade...Ela pode nos dar um futuro melhor. Todos somos responsáveis! Eu vou fazer a minha parte. Amanhã de manhã, após a caminhada, começarei a ler outra obra. Que falta que faz um DUQUE DE CAXIAS! Se ele ainda estivesse galopando pelas coxilhas da Província, certamente diria: “SIGAM-ME OS QUE FOREM BRASILEIROS!”


C F VOGT – Coronel do Exército
[email protected]   



DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e fique informado sobre às notícias da região




000a0apatriotismo 000a0apatriotismo