menu
Colunas

Nutrição - Fibras alimentares e saúde


Data de publicação: 22 de março de 2014
Coluna: Kelly Angélica Wagner
Colunista: Kelly Angélica Wagner



 


Fala-se tanto no consumo de fibras e em seus benefícios para a saúde e funcionamento do nosso intestino. Porém, ao contrário do que muitos pensam, as fibras não atuam somente sobre este órgão.


Quantas vezes você já ouviu falar “não sei o que acontece com o meu intestino, consumo fibras e nada muda’’, pois bem, provavelmente o que ocorre é que a maioria das pessoas acreditam que qualquer tipo de fibra irá acelerar o transito do intestino, e melhorar os efeitos causados pela constipação (intestino preso), e ao invés de solucionar ou melhorar, acabam agravando ainda mais o problema.


Então o que são as fibras? As fibras são carboidratos que não são digeridos pelo corpo humano e passam quase que intactas pelo sistema digestivo, sendo eliminadas pelas fezes. Estão presentes em grãos, vegetais e frutas.


Para a utilização de fibras da maneira correta é importante entender a classificação das mesmas: as fibras são classificadas como solúveis e insolúveis e cada uma delas desempenha um papel diferente sobre o organismo.


As fibras solúveis são encontradas em frutas (como maçã, pêra, laranja, banana, morango), batata, beterraba, repolho, feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, gergelim, aveia, cevada, arroz. Este grupo de fibras tem a propriedade de se misturar com água, formando uma espécie de gel no nosso estômago, atrasando o esvaziamento gástrico, bem como regulam os níveis de colesterol e glicose do sangue.


As fibras insolúveis são responsáveis por acelerar o transito intestinal, estimulam o bom funcionamento do intestino, aumentando o volume e maciez das fezes, além de proporcionar sensação de saciedade, podendo ajudar no controle do peso. São encontradas em cereais integrais, farelo e farinha de trigo integral, soja, milho, aveia, cevada, linhaça, talos e folhas de vegetais como alface, rúcula, couve, espinafre e brócolis, hortaliças, frutas ingeridas com casca e bagaço.


Recomenda-se que uma pessoa saudável consuma entre 25 a 30 gramas de fibras todos os dias. Além disso, é essencial o consumo de água para que as fibras sejam aproveitadas pelo nosso organismo.


Confira abaixo a tabela de alimentos e suas respectivas quantidades de fibras.



Kelly Angélica Wagner


Acadêmica de Nutrição - Universidade Federal de Santa Maria


DiárioRS


CLIQUE AQUIcurta a Fan Page do site e fique por dentro das notícias da região.



00a017804-alimentacao-saudavel-7 00a017804-alimentacao-saudavel-7
00a017804-alimentacao-saudavel-7
0aa00011440 491661404271365 1732377812 n