menu
Colunas

Pessoas tóxicas: fique longe delas


Data de publicação: 14 de abril de 2021
Coluna: Kerley Carvalhedo
Colunista: Kerley Carvalhedo



Este é sempre um assunto delicado, pois, nem sempre é fácil admitir; entretanto, podemos ser pessoas difíceis sim, e o pior de tudo, é que a gente nem percebe que estamos agindo de maneira nociva com os outros, sobretudo com quem chamamos de amigos.

Se ligeiramente fizermos uma busca na nossa memória, sem qualquer dificuldade vamos encontrar pessoas tóxicas com as quais nos relacionamos. As características dessas pessoas dificilmente mudam: estão sempre criticando o que os outros fazem, tem sempre uma palavra negativa sobre as outras pessoas, criticam todos o tempo todo... já sabemos que gente que critica demais pode esconder a inveja ou insegurança que sente. Existem pessoas que precisam ser destrutivas com os outros para poder se construir, infelizmente.

 Uma pessoa assim é um mal agouro, um atraso de vida. Há também quem age dessa maneira achando tudo normal. Sem falar daquelas pessoas que lamuriam o tempo todo, essas também são de difícil convivência.

Conviver com uma pessoa assim é desgastante, porque são pessoas que reclamam de tudo e se sentem injustiçadas, as vítimas da vida. Falam de forma chorosa o tempo todo, vem apenas o lado negativo das coisas. Qualquer problema que você estiver enfrentando não vai chegar aos pés do problema que ela enfrenta. Fuja. Pessoas assim drenam a sua energia e te deixam deprimida. Pessoas que fazem drama por tudo também são cansativas, qualquer atitude sua é vista como descaso, falta de consideração, abandono ou traição. Elas exageram a gravidade de tudo e fica uma convivência desgastada pelas discussões e acusações constantes.

Já viram aqueles que querem um amigo só para si? Já convivi com esse tipo de pessoas também. Elas não aceitam que o círculo de amizade se amplie, tem ciúme de você quando você sai com um amigo, uma amiga.  São pessoas muito ciumentas e possessivas, exclusivistas. Essas também são perigosas, pois começam a fazer chantagem emocional ou fazem fofoca jogando uns contra os outros; são ciumentas com os relacionamentos amorosos dos amigos também. Tais viram um problema quando um amigo uma amiga começa a namorar e aí eles se tornam agressivos nas palavras, fica emburrado, começa a tratar um amigo com frieza ou indiferença. Eles também tratam mal o namorado da amiga, contam ou falam coisas inadequadas sobre o amigo na frente do(a) namorado(a) para forçar o rompimento. Pessoas invejosas também que não vibram com as conquistas dos amigos, são altamente tóxicas; tudo que um amigo consegue a pessoa lamenta não ter a mesma coisa ou as mesmas oportunidades, até que chegou um ponto em que os amigos evitam contar qualquer coisa, qualquer plano por medo de magoar a pessoa ou por perceber que ela tá com inveja.

 Pessoas que fazem fofoca o tempo todo falando dos outros amigos, estão demonstrando que amanhã poderão falar mal de você também. Pessoas que costumam ironizar, usar de sarcasmos ou fazer comentários humilhantes sobre os amigos e sempre perguntando: “você se magoou, por que?” Era brincadeira!

 Também tem aquelas pessoas que te procuram por qualquer problema, ficam horas falando sobre si, mas se você estiver mal elas somem. Pessoas que se ofendem por tudo, se afastam, não respondem as mensagens, não atendem as ligações e você tem sempre que se desculpar por tudo que fez o que falou.

Todas essas características são tóxicas, elas tornam a vida de quem convive com pessoas assim muito estressante e sempre geram culpa e decepções.

Se você se reconheceu ou conhece alguém com algum comportamento citado, reavalie seu modo de agir. Aprenda a conviver com as pessoas, os seus sentimentos e busque entender os gatilhos desses comportamentos. Busque o autoconhecimento para perceber quando você está agindo de maneira tóxica; busque alternativas para esses comportamentos. Preste atenção nas reações dos seus amigos ao seu jeito de ser. É possível perceber os abusos dos comportamentos inadequados e tóxicos; as tentativas de controlar o outro. E você pode melhorar isso. Tenho certeza que vai fazer bem a todos os seus amigos e principalmente a você. A gente precisa sempre está se avaliando, porque ser um amigo tóxico é muito desagradável. E por fim, meu conselho é: Se você conhece pessoas tóxicas, fuja. Se você é uma pessoa tóxica procure ajuda.
 
Foto: Pexels