menu
Colunas

NUTRIÇÃO – Conceitos, alimentos, propriedades, dicas e receitas. Por Kelly Angélica Wagner


Data de publicação: 11 de abril de 2013
Coluna: Kelly Angélica Wagner
Colunista: Kelly Angélica Wagner



Calorias, que bicho é esse?



Para manter a temperatura, realizar trabalho e desenvolver suas atividades o homem necessita de energia. As plantas obtém energia e mantém suas necessidades através da fotossíntese, os eletrodomésticos necessitam da energia elétrica, os veículos automotores são dependentes do combustível e das baterias. Os animais e seres humanos obtêm a energia e os nutrientes necessários para a sobrevivência através do consumo de vegetais e carnes de outros animais. Em algumas condições e momentos da vida as demandas de energia são aumentadas, como é o caso dos praticantes de atividade física, crianças em fase de crescimento, gestantes e lactantes.


Os macronutrientes presentes nos alimentos - carboidratos, proteínas e gorduras - após ingeridos e metabolizados pelo organismo liberam energia, dessa forma para manter-se vivo, o corpo necessita receber energia regularmente.


A caloria é o nome dado a unidade de calor de qualquer substância queimada, dessa forma a quilocaloria (Kcal) é a medida de calor (energia) que os alimentos fornecem para o corpo.


O ideal seria que o consumo de calorias proveniente dos alimentos que consumimos se igualasse a quantidade de energia utilizada pelo corpo, não sobrando nem faltando, mantendo assim o nosso peso atual. Se a quantidade de calorias ingerida for maior do que a utilizada pelo corpo, então o alimento extra é convertido em gordura e a pessoa consequentemente engorda. O corpo simplesmente (e infelizmente!) não esquece a fatia extra de queijo, a pizza de calabresa, ou as três colheradas de sorvete com pedaços de chocolate e calda!


Se a pessoa está com excesso de peso, ela deve gastar mais calorias do que as consumidas  durante o dia. O corpo buscará suprir essa diferença consumindo a gordura armazenada, diminuindo o peso.


Dessa forma, é importante que se mantenha um consumo energético equilibrado associado à atividade física para a manutenção do peso e da saúde de modo geral.


Por - Kelly Angélica Wagner






Acadêmica do curso de Nutrição

UFSM - CESNORS Palmeira das Missões.

 DiárioRS







aacalorias aacalorias