Editorial - Empresas em tempo real
Data de publicação: 31 de março de 2017
Coluna: Adriano Kauffmann
Colunista: Adriano Kauffmann
As evoluções tecnológicas que alcançaram patamares que até pouco tempo atrás, eram inesperados, proporcionaram muitas oportunidades na vida empresarial no que tange a tomada de decisões instantâneas. A riqueza de recursos inteligentes oferecida pela tecnologia da informação produziu mudanças históricas na estrutura, nos processos e, por consequência, nas estratégias mercadológicas de cada empresa.
Uma empresa produz diariamente uma infinidade de dados em seus diferentes setores. E para organizar isso tudo é indispensável a utilização da tecnologia da informação. Essa organização de dados produz informações importantes para a tomada de decisões da organização. A correta alimentação desses dados proporciona uma melhor qualidade dessa informação. A vida empresarial atual depende dessa informação de qualidade, afinal, problemas, negociações, investimentos – as decisões do negócio – exigem uma informação precisa e não obedecem a um cronograma de quando vamos utilizá-las. Sendo assim, os sistemas de informação são mecanismos de apoio a gestão e que estão disponíveis quando e onde sua utilização for necessária.
Na prática, as tecnologias de informação proporcionam aos seus gestores o acesso a informações da empresa onde quer que ele esteja. Tudo a poucos cliques de distância. Com base no que constar nos relatórios, ele tomará uma decisão. Esse novo conceito informacional contribui na redução de custos, na melhoria do fluxo de informação e na geração de uma vantagem competitiva. Ter a tecnologia de informação alinhada aos interesses da empresa é importante. Mas de nada adianta ter uma série de relatórios gerenciais disponíveis se os gestores não sabem interpretá-los. É preciso saber o que fazer com as informações que se apresentam e ter a capacidade de selecionar aquela que é relevante para uma determinada decisão. Se com informações pontuais já é difícil tomar decisões devido a uma série de riscos e incertezas, imaginem sem qualquer conhecimento delas. Uma informação de qualidade requer um engajamento de toda a organização.
Além das oportunidades que as tecnologias da informação introduziram na vida diária interna da empresa, a era digital proporciona uma nova realidade na relação da empresa com os seus consumidores. As empresas buscam estar presente onde os clientes estão como, por exemplo, nas redes sociais. Hoje existe uma nova dinâmica nessa relação chamada de Real Time Marketing, a qual através do marketing em tempo real procura relacionar acontecimentos com o seu produto ou sua marca. É uma forma de incentivar pessoas a comentarem na web algo relacionado com o seu produto. Por outro lado, as empresas podem monitorar o que está se comentando sobre seu produto ou marca e a partir disso, promover alternativas de correção, quando for algo negativo, ou de propagação, quando for algo positivo.
A criação de fan page com postagens criativas é outro método de aproveitar o que a rede mundial de computadores oferece. É uma forma muito acessível e de proximidade com os clientes, independentemente do tamanho da empresa. Postar fotos do produto, promoções, novidades, tendências, entre outros, é fundamental para a integração cliente-empresa e a expansão das negociações. Isso gera aumento de vendas. Por exemplo, uma padaria que tem uma página em uma rede social e que posta fotos de seus doces e salgados certamente atrairá clientes, pois a imagem de um belo produto acaba fazendo com que os potenciais clientes sintam a necessidade de adquirir aquele produto. É algo que funciona mesmo! E assim é com os demais ramos. Vale ressaltar que “quem é visto, é lembrado”.