menu
Colunas

PRA ONDE VAMOS? – PARTE 1. Por Lessandro Sassi da Silva


Data de publicação: 2 de março de 2017
Coluna: Lessandro Sassi da Silva
Colunista: Lessandro Sassi da Silva



 


Se você está lendo este artigo é porque todos os trâmites necessários foram finalizados. O que significa que os responsáveis pelo DiárioRS viram valor nestas palavras e mais, viram nelas uma oportunidade de oferecer conteúdo relevante para vocês leitores.


Bom, começando do começo, meu nome é Lessandro Sassi da Silva, sou psicólogo, especialista em gestão estratégica de pessoa. Acho o mundo do trabalho um dos campos mais interessantes de se estudar, independentemente de estar relacionado a ter uma profissão ou não. Viver dá trabalho. É no trabalho e através do trabalho que se constroem as identidades. Ou você nunca conversou com alguém que se apresentou como “Fulano da empresa tal”.


A psicologia estuda as interações. Essas interações se dividem em ambiente interno, que é o íntimo de cada pessoa. E ambiente externo, que é como essa pessoa se relaciona com as outras, com a sociedade e etc... Separar essas coisas não é possível. Se fosse seria muito fácil, e não estamos aqui para pegar o caminho mais fácil. Por isso estudar o universo do trabalho é tão interessante.


Na verdade, se formos pesquisar a fundo o significado dos nossos sobrenomes, vamos encontrar uma profunda ligação com o trabalho que nossos ancestrais realizavam. Suas vocações deram sobrenome para muitos de nós. Se não fosse o trabalho, não teríamos identidade.


A ideia deste espeço é justamente criar um momento para que seja possível pensar sobre nossos objetivos. Tanto faz de que lado da mesa você está, se é você que assina uma carteira de trabalho ou tem a sua carteira assinada por alguém. Tanto faz também o tamanho da sua organização, o que interessa aqui é entregar valor a você.


Ao longo dos tempos vamos conversar – sim, não quero fazer isso sozinho, sem a sua participação leitor, as coisas ficam entediantes – sobre gestão de pessoas, carreira, desenvolvimento e tudo o que vem de brinde com esses assuntos.


Se em algum momento você se sentir incomodado, ótimo! Isso acontece em especial quando nos deparamos com algo que não estamos acostumados, consequentemente vai fazer com que nós procuremos entender melhor um pouco do que está sendo tratado. Estudar sempre é bom.


Fique tranquilo, vamos abortar uma série de temas que, com o tempo, você vai se familiarizar. Simplicidade é fundamental. Ler o que estará escrito aqui e aplicar no seu dia-a-dia só será possível se for acessível e simples, e a ideia é essa. Ajudar você no seu trabalho, empresa, organização, carreira e etc.. De nada adianta fazer algo se não for possível ajudar pessoas com isso.


A única coisa que temos cem por cento de certeza é do que já aconteceu. Não sei vocês, mas eu sempre sei o que deveria ter feito melhor depois que fiz algo que não deu certo. Só vou saber se esse espaço será bem aceito por vocês depois que for publicado.


Uma coisa é certa, seguiremos uma direção. Em frente. 



Para onde vamos 02 03 17 Para onde vamos 02 03 17