menu
Colunas

Qual a Melhor Forma de Alcançar o Sucesso? - Por Marcia Margarida De Zorzi Tartaro


Data de publicação: 28 de janeiro de 2017
Coluna: Fornari Advogados Associados
Colunista: Fornari Advogados Associados



 


Todas as pessoas nascem com habilidades únicas, mas para transformá-las em verdadeiros talentos e utilizá-las em benefício próprio, tanto na vida pessoal quanto na carreira profissionalé preciso desenvolvê-las dia após dia.


Para ativar ou refinar as aptidões que cada indivíduo possui existem três passos cruciais:


Atitude


Em primeiro lugar, é preciso ter a vontade de aprender e evoluir, já que nada é produzido sem certa de motivação. O querer é primordial para fortalecer os dons e atingir um bom desenvolvimento profissional e pessoal.


Conhecimento


O ser humano é um ser inacabado, que vai se moldando ao longo da vida. Todas as experiências adquiridas no cotidiano fazem parte da essência do indivíduo e contribuem para a sua evolução, tornando-o alguém capaz de lidar com diversas situações e de tirar proveito de cada uma delas com uma única finalidade: progredir.


Esse processo evolutivo começa assim que o bebê é concebido – com a multiplicação das células -, é intensificado quando a criança entra na escola e recebe ainda mais atenção quando o indivíduo ingressa no mercado de trabalho. Afinal, diante da acirrada competitividade, independentemente da carreira escolhida, conhecimento nunca é demais.


Habilidade


Ao aliar a atitude e o conhecimento o resultado é habilidade, ou seja, a capacidade de realizar determinada tarefa de maneira adequada e satisfatória. Hoje, uma das principais habilidades exigidas pelo mercado é a capacidade de liderar, de influenciar e conduzir as pessoas em prol de um objetivo comum.


Na realidade, um líder só pode ser considerado bom se apresentar um conjunto de competências, o que inclui: saber relacionar-se com os outros, comunicar ideias de maneira clara, delegar tarefas de modo eficiente e ouvir as pessoas.


Habilidades também podem ser adquiridas, desde que o indivíduo se dedique a elas e coloque em prática essas orientações sobre atitude e conhecimento. Isso é fundamental para quem deseja estar bem preparado para o mercado de trabalho e almeja construir uma trajetória de sucesso em sua vida profissional.


Mas é importante ressaltar que esses passos não funcionam se não houver objetivos claros em mente. Além de conhecer melhor a si mesmo, você precisa saber aonde quer chegar e o que será necessário fazer para atingir suas metas pessoais e profissionais. Ao trabalhar suas atitudes, seus conhecimentos e suas habilidades com empenho, você certamente alcançará o sucesso.


Por Marcia Margarida De Zorzi Tartaro



SUCESSOSARANDIMARCIAMARGARIDA270117 SUCESSOSARANDIMARCIAMARGARIDA270117