menu
Colunas

Clássico digno de Copinha


Data de publicação: 26 de janeiro de 2016
Coluna: Valeria R. Cenci
Colunista: Valeria R. Cenci



 


Queridos amigos o que seria melhor do que ver em um mesmo dia a mistura de talento, história, emoção, sonhos, tradição, inovação, além de muito futebol de qualidade? E tudo isso em um palco dos mais charmosos e tradicionais de nosso país, o Estádio Paulo Machado de Carvalho, o queridíssimo Pacaembu.


 


E todo esse espetáculo tinha motivos de peso. Além de nessa bela segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2016, comemorar-se os 462 anos da cidade de São Paulo com toda sua história e importância para nosso país, temos em sua homenagem a grande final da também tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, reunindo os novos talentos do futebol brasileiro.


 


E amigos não era uma final qualquer, aliás, não poderia ser. Com tanta tradição e importância em torno da querida Copinha, não seria justo uma final qualquer. E para provar que esse ano vai ser bom para o futebol tivemos o encontro dos grandes Corinthians e Flamengo junto com suas grandes e apaixonadas torcidas, além, é claro, de muito futebol de qualidade.


 


O Corinthians vindo de oito vitórias, cem por cento de aproveitamento, e um Flamengo vindo de sete vitórias e um empate, também invicto. Ambos dispostos a apresentar um verdadeiro espetáculo, pois acima da vitória está a apresentação dos novos talentos do futebol brasileiro que são o futuro, futuro esse que devemos cuidar e preservar para podermos colher bons frutos.


 


Mas sem mais delongas vamos aos lances desse belo espetáculo que foi a 47° Copa São Paulo.


 


Quem começou indo ao ataque foi o Flamengo, que assim construiu logo nos primeiros minutos boas oportunidades. Nesse ritmo de jogo o Fla não teve dificuldades em colocar o goleiro do Timão para trabalhar. Aos 08min de jogo, após cobrança de lateral, Felipe Vizeu ajeitou para Cafu, que disparou uma bomba de pé esquerda, obrigando Filipe a espalmar, efetuando uma bela defesa.


 


Mas se o Flamengo não conseguiu ser efetivo, o Corinthians por sua vez foi lá e fez. Aos 18min Léo Príncipe cruzou pela direita, Gabriel Vasconcelos dominou de costas, em meio e três adversários, girou e mandou mascado para o barbante. Gol do Timão.


 


A partida apresentava-se equilibrada e com grande disputa, a diferença entre as equipes era o fato de o Corinthians estar sendo mais efetivo. Mais uma prova disso foi aos 25min da primeira etapa. Tocantins desceu pela esquerda e serviu Matheus Pereira com um belo passe, Matheus Pereira por sua vez disparou um chutaço cruzado, de pé esquerdo, sem chance para o goleiro Thiago. Mais uma vez Gol do Timão.


 


Após mais um gol do Corinthians, que agora abria bela vantagem, o Flamengo não se deixava abater e foi para cima. Aos 32min Cafu fez grande jogada pela direita, Matheus Sávio lançou Lucas Paquetá, que ajeitou de peito para Felipe Vizeu, que bateu a esquerda do gol de Filipe com muito perigo, desperdiçando mais uma bela oportunidade.


 


No final da primeira etapa ainda deu tempo para o Corinthians pressionar a saída de bola do Flamengo. E Trindade, aos 41min, arriscar de fora da área e levar o torcedor do Corinthians ao delírio com uma bela defesa de seu arqueiro.


 


E pra quem achou que já estava tudo definido, tenho uma notícia, vem muita emoção por ai.


 


Logo no primeiro minuto da primeira etapa, após cobrança de escanteio, Lucas Paquetá marcou um gol, porém a arbitragem assinalou impedimento, erradamente, anulando um gol legitimo do Mengão.


 


Mas como se diz na Gávea, “Craque o Flamengo faz em casa”, não foi muito difícil fazer com que eles aparecessem e mostrando que são bons.


 


Aos 03min da segunda etapa, após nova cobrança de escanteio da esquerda, Trindade cabeceou livre de marcação, no canto esquerdo de Filipe. E agora sim, festa Rubro-negra no Pacaembu.


O Flamengo já jogava bem na primeira etapa, mas agora estava... digamos... avassalador!


 


E assim, avassalador, foi que aos 08min Cafu avançou pelo meio e lançou Matheus Sávio pela direita. O meio-campista bateu cruzado, no canto direito de Filipe. E mais um do Mengão.


 


Depois dos gols o Corinthians levou um tempo para novamente se encontrar em campo. E quando retomou seu jogo, fez o que todos esperavam, foi para cima, mas agora sem efetividade.


 


Chegando aos 26min em escanteio, com a zaga tirando em cima da linha. E aos 27min com uma bomba de Claudinho, obrigando o goleiro do Fla a fazer bela defesa espalmando pela linha de fundo.


 


Todo esse futebol e emoção infelizmente foram, por alguns minutos, ofuscados pela fumaça no Pacaembu, fumaça essa provocada pelos sinalizadores da organizada do Corinthians, que paralisou o jogo. Lembrando que sinalizadores foram proibidos dentro dos estádios, mas pelo visto nem todos gostam de seguir regras, nem que essas regras sejam em prol desse amor chamado futebol.


 


Bem como todas as partidas de decisão, essa também não poderia acabar assim, empatada. E com o soar do apito de Rafael Gomes da Silva, aos 50min do 2° T, fomos todos nos prepara para uma disputa de pênaltis.


 


E adivinhem quem eu chamei para ver essa disputa de pênaltis comigo? Isso mesmo, meu companheiro de sempre, meu cardiologista!


 


E no Estádio Paulo Machado de Carvalho acompanhamos o Corinthians bater seis pênaltis e destes errar três, por sua vez o Flamengo também chutou seis pênaltis, porém destes acertou quatro. E foi assim que o time de regatas do Flamengo sagrou-se Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016, titulo conquistado pela terceira vez.


 


Bem, isso foi só o começo pra toda essa garotada que disputou a Copinha, muitos mostraram qualidade e espero que possam um dia ajudar nossa seleção e abrilhantar sempre mais nosso Futebol.


 


Neste dia de hoje começa também a temporada do futebol brasileiro de 2016, e que venha mais emoção, talento, tradição, inovação, e é claro muito futebol.


 


Parabéns a cidade de São Paulo pelo aniversário! Parabéns ao Flamengo pelo título da Copinha! Parabéns a todos que fazem do futebol esse espetáculo! Bom ano a todos e até mais.


 


Por Valeria Cenci


DiárioRS


CLIQUE AQUI, curta a Fan Page do site e  fique informado sobre as notícias da região.




corinthians vs flamengo final da copinha 26 01 16 corinthians vs flamengo final da copinha 26 01 16
corinthians vs flamengo final da copinha 26 01 16
rodape diario novo 05 12 15