Em cerimônia realizada no Esporte Clube Brasil, na manhã de segunda-feira, 15, foi retomado o programa de Agentes Comunitários de Saúde, que foi extinto na administração anterior. Por entender que o programa é necessário e contribuiu de forma importante no Município, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou processo seletivo no qual foram aprovados 18 agentes que reiniciam a partir desta data o trabalho interrompido.
Participaram do ato o prefeito Marcos Miguel Beux, a primeira-dama Ezequiela Ferronato Beux, o vice-prefeito Jackson Luis Bertocchi, o secretário da Saúde Nédio Antônio Valduga, o vereador Vítor Roque Cavazini representando o Legislativo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Vilmar Dotto, a coordenadora da 15ª CRS Danusa Begnini e as professoras que mais tarde iriam dirigir o curso preparatório, Isabel Colomé e Darielli Fontana, da UFSM, campus de Palmeira das Missões.
Participaram, ainda, secretários municipais, vereadores, profissionais da saúde, representantes de hospitais, vereadores e autoridades municipais. Pronunciaram-se durante o ato o prefeito Marcos, o vereador Vítor, o secretário Nédio e a coordenadora Danusa, todos enfatizando a importância do evento.
Durante sua fala o prefeito Marcos disse de sua alegria e da importância de retomar este programa, tão necessário para manter o contato com as famílias dos bairros da cidade, mas principalmente do interior. Salientou que “o tempo que se leva para tomar uma chaleira de mate é o tempo em que as famílias abrem o seu coração, adquirem confiança e falam sobre os problemas que acontecem junto às residências e comunidades”. Disse, ainda, que os agentes não trabalharão só na saúde, mas serão interlocutores das secretarias de Obras, Educação e Assistência Social, trazendo as aspirações de cada família e comunidade até a Administração Municipal.
Encerrando o ato foi realizada a assinatura simbólica de uma agente, representando as demais. No período da tarde as 18 agentes participaram de um treinamento junto ao CESAF.