A Secretária de Educação e Desporto Andreia Scarpin Noetzold, junto com a primeira-dama e coordenadora pedagógica Ezequiela Ferronato Beux e da coordenadora pedagógica Rafaela Perin Galiotto participaram do II Seminário de boas práticas de educação fiscal e Nota Fiscal Gaúcha.
O Seminário ocorreu em Vista Gaúcha – RS, município próximo a Tenente Portela – RS;
O Programa Nota Fiscal Gaúcha é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul que visa promover a educação fiscal e conscientizar os cidadãos sobre a importância social do tributo. O programa funciona da seguinte maneira: quando você faz uma compra, solicita a inclusão do seu CPF na nota fiscal e, automaticamente, passa a participar de sorteios e premiações.
O objetivo principal é incentivar os consumidores a exigir a nota fiscal, combatendo a sonegação de impostos e aumentando a arrecadação estadual. Além disso, o programa também busca educar os cidadãos sobre a importância do pagamento de impostos para o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança.
As integrantes da SMED participaram do Seminário, também para o fim de atualizarem-se sobre a educação fiscal já que é fundamental para promover uma cultura de responsabilidade e cidadania.
A educação financeira conscientiza sobre o papel dos impostos, sobre entender como os impostos financiam serviços públicos essenciais. Também incentiva a emissão de notas fiscais, reduzindo a evasão fiscal.
Ainda, a Educação fiscal estimula a participação na gestão pública, no desenvolvimento econômico, elucidando sobre os recursos arrecadados e como eles podem financiar infraestrutura, saúde, educação e segurança, entre inúmeros outros tópicos.
Investir em educação fiscal é investir em cidadãos conscientes e responsáveis!