Search
Close this search box.

Ronda Alta – SMED participa de seminário sobre boas práticas de educação fiscal e Nota Fiscal Gaúcha

A Secretária de Educação e Desporto Andreia Scarpin Noetzold, junto com a primeira-dama e coordenadora pedagógica Ezequiela Ferronato Beux e da coordenadora pedagógica Rafaela Perin Galiotto participaram do II Seminário de boas práticas de educação fiscal e Nota Fiscal Gaúcha.

O Seminário ocorreu em Vista Gaúcha – RS, município próximo a Tenente Portela – RS;

O Programa Nota Fiscal Gaúcha é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Sul que visa promover a educação fiscal e conscientizar os cidadãos sobre a importância social do tributo. O programa funciona da seguinte maneira: quando você faz uma compra, solicita a inclusão do seu CPF na nota fiscal e, automaticamente, passa a participar de sorteios e premiações.

O objetivo principal é incentivar os consumidores a exigir a nota fiscal, combatendo a sonegação de impostos e aumentando a arrecadação estadual. Além disso, o programa também busca educar os cidadãos sobre a importância do pagamento de impostos para o financiamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação e segurança.

As integrantes da SMED participaram do Seminário, também para o fim de atualizarem-se sobre a educação fiscal já que é fundamental para promover uma cultura de responsabilidade e cidadania.

A educação financeira conscientiza sobre o papel dos impostos, sobre entender como os impostos financiam serviços públicos essenciais. Também incentiva a emissão de notas fiscais, reduzindo a evasão fiscal.

Ainda, a Educação fiscal estimula a participação na gestão pública, no desenvolvimento econômico, elucidando sobre os recursos arrecadados e como eles podem financiar infraestrutura, saúde, educação e segurança, entre inúmeros outros tópicos.

Investir em educação fiscal é investir em cidadãos conscientes e responsáveis!

Fonte:

Prefeitura Municipal de Ronda Alta/RS

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.