Tempo instável se espalha pelo Rio Grande do Sul, com alerta de temporais, ventania e granizo em algumas regiões.
A chuva permanece no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (10), devido à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica que dá origem a uma frente fria. O tempo instável se espalha por quase todas as cidades do Estado, com risco de temporais e ventos fortes.
Nesta quinta, a baixa pressão começa a cruzar o território gaúcho, provocando a formação de novas áreas de instabilidade, principalmente na Metade Norte do Estado.
Regiões como Noroeste, Norte, Serra gaúcha e Litoral Norte enfrentam maior risco de chuvas intensas. Há previsão temporais com possibilidade de raios, ventos de até 90 km/h e granizo, conforme a previsão.
Menor chance de chuva no Sul
Na Metade Centro-Sul, as chuvas serão mais dispersas. Cidades da fronteira com o Uruguai podem ter um dia nublado, com poucas ocorrências de chuva.
Já em Porto Alegre e na região metropolitana, os acumulados devem variar entre 5 e 30 mm, enquanto no Norte do Estado, próximo a Santa Catarina, podem chegar a 50 mm.
Risco de ventania em todo o Estado
As rajadas de vento devem permanecer fortes em todo o RS, podendo alcançar os 90 km/h. Há alerta para a queda de árvores, placas de publicidade e danos na rede elétrica.
Além disso, o Serviço Meteorológico Marinho prevê mar agitado, com ondas de 3 a 4 metros em alto mar, impulsionadas por ventos de até 90 km/h.