Search
Close this search box.

Sarandi – Cursilho do município comemora seus 54 anos com uma grande festa

O Movimento de Cursilhos teve seu início no contexto social, econômico, político e religioso da Espanha nas décadas de 1930-1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JACE) da Diocese de Palma de Maiorca (Ilha de Maiorca, Espanha), encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Hervás.No Brasil, foi o espírito apostólico de alguns sacerdotes e leigos da Missão Católica Espanhola, então em franca atividade, que fez com que na Semana Santa de 1962, acontecesse na cidade de Valinhos/SP, o primeiro Cursilho de Cristandade. Favorecido pelo clima pastoral de toda a Igreja que era de renovação e de grandes esperanças.

De São Paulo a iniciativa se espalhou para todas os Estados e em 1970 os Sarandienses Rui Rabelo, Pe. Augustino Sopelsa, Nilo Zandoná, Lucir  Castoldi e Adelino Gelain participaram do 2º CURSILHO DE HOMES DE LAGES – SC  12-1970  e, Ieda Vencatto, Odete Sartori Agne, Gema Maria Castoldi e Delesia Anita Patussi participaram do 5º CURSILHO DE MULHERES DE PORTO ALEGRE – RS  de 28/09 a 01/10/1972 REITORA:  MARIA JOSFINA COSTA SEABRADIR ESPIRTUAL: FLORINDO CIMAN.

Movidos pela emoção e renovação que o encontro trouxe, foi decidido criar o mesmo Movimento em Sarandi, oportunidade em que foi comemorado no sábado 28 de setembro de 2024, os 54 anos do  Movimento de Cursilhos de Cristandade, com a celebração de uma Santa Missa na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, presidida pelo Padre Miguel Longhi. Na liturgia e cantos, pelos Cursilhistas. No salão Paroquial, as festividades iniciaram com apresentação dos novos casais que participaram do retiro em Passo Fundo para se integrar ao movimento de casais que a partir de agora estão participando do Cursilho, e em seguida, foi servido um gostoso jantar de confraternização onde participaram mais de 300 pessoas.

A festa foi organizada pelos Grupos de Cursilho de Adultos, com momentos de muita espiritualidade, oração, alegria e confraternização.

Fonte:

Fernando Luis Concatto

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.