Search
Close this search box.

FAB prepara 1º voo para repatriação de brasileiros no Líbano

Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no Líbano. Trata-se maior comunidade na região do Oriente Médio.

O Governo Federal confirmou, na tarde desta terça-feira (1º), o primeiro voo para repatriar brasileiros na zona de conflito no Líbano. A expectativa é da vinda de mais de 200 brasileiros que vivem no país do Oriente Médio.

Trata-se maior comunidade de brasileiros na região. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no Líbano. Na semana passada, os bombardeios israelenses no país causaram a morte de dois adolescentes brasileiros.

Conforme a FAB (Força Aérea Brasileira), o avião KC-30 tem previsão de decolagem da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (2), ainda sem horário definido. Está prevista uma escala na cidade de Lisboa, em Portugal.

O avião e os tripulantes vão esperar uma autorização para voar até o Líbano e proceder o embarque dos repatriados. Ainda não há previsão de quando esse voo entre Lisboa e Beirute vai ocorrer.

Além dos tripulantes operacionais, a tripulação será composta por militares da área de saúde (médico, enfermeiro, psicólogo), que estarão prontos para prestar o apoio necessário durante a missão.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a colônia brasileira no Líbano tem tido contato permanente com a embaixada brasileira. “Já estamos com uma lista que estamos preparando. Nesse primeiro voo serão cerca de 230, 240 pessoas no máximo. É a capacidade do avião, mas haverá outros na medida da necessidade”, explicou Vieira.

“Eu acho que é importante. Nós vamos fazer isso [resgatar brasileiros] em todo o lugar que for preciso”, afirmou o presidente Lula, em conversa com jornalistas no México, nesta quarta-feira. O presidente está no país para a posse da presidente Claudia Sheinbaum.

O retorno do KC-30 ao Brasil fica condicionado às coordenações e protocolos adicionais. A primeira expectativa é que o voo com os repatriados aconteça somente no fim de semana.

Fotos:

Divulgação/FAB

Fonte:

AgoraRS

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.