Search
Close this search box.

Começa operar radar meteorológico que ajudará a prevenir desastres no RS

O radar meteorológico foi importado da República Tcheca. Ele foi instalado em Porto Alegre.

O serviço de radar meteorológico contratado pelo governo Estado, para ajudar a prevenir desastres climáticos, está operando a partir dos dados captados pelo equipamento instalado no Morro da Polícia, em Porto Alegre.

A instalação do radar estava prevista para ocorrer no Morro São João, na cidade de Montenegro, e foi inviabilizada momentaneamente por conta de um incidente que comprometeu o acesso ao local.

“Montenegro segue sendo uma opção, de acordo com o estudo de viabilidade apresentado pela Climatempo, empresa contratada, uma vez que oferece melhor aproveitamento da tecnologia”, ressaltou o governo do Rio Grande do Sul.

O radar meteorológico, que foi importado da República Tcheca, traz informações de nowcasting, melhorando significativamente a previsibilidade de eventos como ventos e chuvas intensas, granizo, tornados e microexplosões, por exemplo, em intervalos chamados de curto e curtíssimo prazo (intervalos que podem ser de doze até menos de uma hora antes do fenômeno).

As informações produzidas pelo radar são analisadas pela equipe responsável pelo monitoramento.

“Quando forem identificadas condições que ofereçam risco à população, os dados irão subsidiar a produção dos alertas pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil, uma vez que o foco da atividade do monitoramento é a produção de informações voltadas à gestão de riscos e desastres”, explicou o governo do Estado.

Os alertas, então, serão emitidos à população e aos gestores públicos municipais para que possam ser adotados os comportamentos preventivos e as medidas previstas nos Planos de Contingência de cada município.

A população pode cadastrar-se gratuitamente para receber os alertas da Defesa Civil estadual enviando uma mensagem SMS com o CEP da sua residência para o número 40199.

Créditos:

Vitor de Arruda Pereira

Fotos:

Jürgen Mayrhofer/Secom

Fonte:

Agora RS

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.