Todos os pontos previstos no contrato devem estar em funcionamento em um ano
Desde a última semana, os controladores eletrônicos de velocidade nas rodovias do Rio Grande do Sul começaram a ser reinstalados em pontos da BR-386, incluindo o trajeto entre Iraí e Boa Vista das Missões, onde também ocorre o “estudo de acidentabilidade”, para verificar se continuam nos mesmos locais ou mudam.
Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os contratos haviam sido encerrados no Estado no mês de maio, e a descontinuidade do controle pelos equipamentos seria devido ao fim do contrato entre o órgão e a empresa “Algo a mais serviços temporários Ltda.”, que era responsável por manter o serviço.
A nova contratação realizada pela autarquia, com a mesma finalidade, teve início da vigência no dia 10 de abril deste ano, e considerando o cronograma previsto em edital, “todos os pontos de controle eletrônico de velocidade previstos deverão estar em funcionamento entre setembro de 2024 e setembro de 2025, escalonados ao longo do tempo”. O departamento ressalta que o estado de calamidade do RS poderá afetar os prazos contratuais previstos em algumas localidades afetadas.
A instalação, incluindo trechos que atravessam a região Noroeste como das BRs 468 e 386, será feita de forma gradativa.
O prazo máximo pode chegar a um ano.
O edital também prevê a instalação de câmeras de monitoramento e dispositivos de leitor automático de placas.
Após concluídas as instalações, em seguida, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) começa a aferição dos equipamentos. Esse procedimento é essencial para assegurar que os equipamentos de fiscalização estejam em conformidade com as normas estabelecidas, garantindo que os radares operem de maneira correta e confiável.