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Novo golpe alerta brasileiros que fazem compras online; criminosos mandam mensagem em nome dos Correios

Criminosos têm enganado consumidores enviando mensagens via SMS, fingindo ser dos Correios, alegando que a encomenda está retida na alfândega e necessita do pagamento de uma “taxa” para ser liberada. Esse golpe é conhecido como o “Golpe do SMS dos Correios”.

Identificando o Golpe

Os Correios recomendam que, se houver dúvidas sobre a autenticidade da mensagem, os consumidores devem acessar a página inicial do site oficial dos Correios (correios.com.br) e informar o código de rastreamento da encomenda, fornecido pela plataforma onde a compra foi realizada.

Como Funciona o Golpe

  1. O consumidor recebe um SMS em nome dos Correios, informando que uma encomenda foi taxada ou barrada pela alfândega.
  2. A mensagem contém um link para que o comprador efetue um pagamento para, supostamente, liberar o item.
  3. O link redireciona para um site falso, que imita o dos Correios, mas com um endereço diferente do oficial.
  4. O site falso solicita informações pessoais e o pagamento da “taxa” via Pix.
  5. Na página de rastreamento falsa, o número de rastreio frequentemente exibido é NC 297 741 365 BR.
  6. O site falso apresenta problemas nas abas “ouvidoria”, “central de atendimento” e “registro de manifestações”, redirecionando à página inicial.

Alertas e Dicas de Segurança

Os Correios já haviam alertado sobre golpes semelhantes nas redes sociais, onde taxas para entrega de encomendas eram cobradas via WhatsApp. A estatal recomenda não clicar em links suspeitos e contatar os canais oficiais de atendimento em caso de dúvida.

Destaque

Novo golpe alerta brasileiros que fazem compras online; criminosos mandam mensagem em nome dos Correios

Publicado 5 horas atrás

em julho 23, 2024

Por Roberta Corrêa

portal plural novo golpe alerta brasileiros que fazem compras online; criminosos mandam mensagem em nome dos correios

Foto: ReproduçãoPlay Video

https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.652.0_en.html#goog_129392319

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Criminosos têm enganado consumidores enviando mensagens via SMS, fingindo ser dos Correios, alegando que a encomenda está retida na alfândega e necessita do pagamento de uma “taxa” para ser liberada. Esse golpe é conhecido como o “Golpe do SMS dos Correios”.

Identificando o Golpe

Os Correios recomendam que, se houver dúvidas sobre a autenticidade da mensagem, os consumidores devem acessar a página inicial do site oficial dos Correios (correios.com.br) e informar o código de rastreamento da encomenda, fornecido pela plataforma onde a compra foi realizada.

https://a61c608c2d1b89081df04c403ab947ec.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Como Funciona o Golpe

  1. O consumidor recebe um SMS em nome dos Correios, informando que uma encomenda foi taxada ou barrada pela alfândega.
  2. A mensagem contém um link para que o comprador efetue um pagamento para, supostamente, liberar o item.
  3. O link redireciona para um site falso, que imita o dos Correios, mas com um endereço diferente do oficial.
  4. O site falso solicita informações pessoais e o pagamento da “taxa” via Pix.
  5. Na página de rastreamento falsa, o número de rastreio frequentemente exibido é NC 297 741 365 BR.
  6. O site falso apresenta problemas nas abas “ouvidoria”, “central de atendimento” e “registro de manifestações”, redirecionando à página inicial.

Alertas e Dicas de Segurança

Os Correios já haviam alertado sobre golpes semelhantes nas redes sociais, onde taxas para entrega de encomendas eram cobradas via WhatsApp. A estatal recomenda não clicar em links suspeitos e contatar os canais oficiais de atendimento em caso de dúvida.

https://a61c608c2d1b89081df04c403ab947ec.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Dicas para Evitar Golpes

  • Não clique em links suspeitos ou recebidos de remetentes desconhecidos.
  • Não envie senhas, números de confirmação ou informações pessoais sem verificar a autenticidade do destinatário.
  • Verifique solicitações através dos canais oficiais da entidade que teria enviado a mensagem.
  • Confira o status da encomenda no site oficial dos Correios (correios.com.br).
  • Verifique se o código de rastreamento exibido no site é o mesmo fornecido pela plataforma de compras.
  • Desconfie de cobranças enviadas via SMS ou WhatsApp, pois os Correios não utilizam esses canais para cobrar taxas.

Em caso de dúvidas, é possível confirmar informações ou cobranças pela Central de Atendimento dos Correios, pelos telefones 3003-0100 e 0800-725-0100, além do site correios.com.br/falecomoscorreios/central-de-atendimento.

Fotos:

Reprodução

Fonte:

GZH

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