O governo do Rio Grande do Sul lançou um plano emergencial para conter o surto da doença de Newcastle, confirmada em uma granja comercial de Anta Gorda, no Vale do Taquari. As ações são coordenadas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
A estratégia foi aprovada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta quinta-feira (18). Foram estabelecidos dois perímetros de vigilância, com raios de três e dez quilômetros a partir do foco.
Marcelo Mota, diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa, destacou a notificação feita pelo próprio produtor, evidenciando a forte relação com o Serviço Veterinário Oficial. Antes mesmo da confirmação, a secretaria já havia iniciado ações de vigilância ativa, inspecionando três granjas comerciais no raio de três quilômetros do foco.
O plano de ação emergencial prevê visitas a 75 propriedades dentro do raio de três quilômetros e mais 801 propriedades dentro do raio de dez quilômetros, incluindo granjas comerciais e criações de subsistência.
Além das inspeções, serão instaladas barreiras de desinfecção e bloqueio para evitar a entrada e saída de aves, camas de aviário, esterco e outros materiais que possam transportar o vírus. Essas barreiras funcionarão 24 horas por dia, com o apoio da Brigada Militar.
A operação contará com mais de 70 servidores da secretaria, distribuídos em quatro equipes por barreira, para garantir o cumprimento das medidas de contenção.
Se não houver novos casos, a operação deve ser concluída em duas semanas.