Search
Close this search box.

Entenda por que o cinza será frequente no tempo nos próximos dias

Previsão do tempo para o Rio Grande do Sul nos próximos dias indica a presença do sol e muitos dias de nevoeiro e nuvens baixas

O Rio Grande do Sul teve uma terça-feira, como se antecipava, de sol, nuvens e chuva com elevação da temperatura. Os próximos dias terão a presença do sol, entretanto com muitas madrugadas de neblina e nevoeiro no território gaúcho que vão deixar a paisagem cinzenta no estado.

Porto Alegre, região metropolitana e outras regiões do estado anotaram chuva nesta terça, tal como era a previsão, mas os volumes foram bastante baixos. Os acumulados na rede do Instituto Nacional de Meteorologia até o fim da tarde foram de 5 mm em Cambará do Sul e Torres, 4 mm em Lagoa Vermelha e Canela, 2 mm em Campo Bom e Porto Alegre, e 1 mm ou menos em Caçapava do Sul, Tramandaí e outras cidades.

Porto Alegre registrou temperatura máxima de 18,4ºC no Jardim Botânico e de 19,0ºC na estação de Belém Novo. Em Campo Bom, na área metropolitana, a máxima atingiu 22,5ºC e foi a mais alta na localidade do Vale do Sinos desde o dia 3.

A MetSul Meteorologia antecipa que camadas de nuvens baixas, nevoeiro e neblina ocorrerão com grande frequência no Rio Grande do Sul a partir de agora na metade da semana com muitos dias de restrição de visibilidade pela frente.

Hoje, no Paraguai, oito voos internacionais tiveram que ser desviados ou permanecer em terra devido ao denso nevoeiro que afetou as operações no aeroporto Silvio Pettirosi, de Assunção. Na Argentina, pontos do Centro e do Nordeste do país enfrentaram denso nevoeiro. É o que se espera a partir desta quarta e vai se repetir por dias seguidos no Rio Grande do Sul.

A quarta-feira terá sol e nuvens na maioria das regiões gaúcha, mas, assim como hoje, devem ser esperados períodos de maior nebulosidade. Segue a possibilidade de chuva e garoa isolada e passageira, especialmente na Metade Leste gaúcha. Pontos do Centro, Oeste, Noroeste e Campanha devem ter nevoeiro no começo do dia.

Na segunda metade da semana, mais pontos do estado devem ter nevoeiro à medida que se estabelece condição de inversão térmica. Isso trará nevoeiro denso e nuvens baixas que podem persistir durante grande parte ou todo o dia em algumas localidades, sobretudo do Leste do estado.

Os mapas a seguir mostram a projeção de nevoeiro em horas do amanhecer do nosso modelo de alta resolução WRF para esta quarta, a quinta e a sexta, em que se observa a tendência de restrição de visibilidade em muitas áreas do Sul do Brasil.

Na quinta, a previsão do tempo indica que o sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul. Entre a madrugada e de manhã haverá a formação de nevoeiro e nuvens baixas em muitas áreas do estado. No Leste gaúcho, as nuvens baixas e o nevoeiro podem tardar a se dissipar, seguindo até de tarde ou mesmo durante o dia todo em várias localidades.

Na sexta-feira, o sol predomina no estado, mas o dia começa com nevoeiro em diversos municípios, principalmente do Centro e do Leste gaúcho. Em algumas áreas, como da costa e da Lagoa dos Patos, o nevoeiro ou as nuvens baixas podem persistir durante grande parte do dia.

Fotos:

FERNANDO OLIVEIRA

Fonte:

MetSul Meteorologia

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.