Search
Close this search box.

Frio extremo e o retorno da chuva vão marcar a terça-feira; veja a previão

Terça-feira vai começar com frio extremo na Metade Sul e vai terminar com chuva na Metade Norte do Rio Grande do Sul

Chuva e frio no horizonte. A onda de frio atipicamente longa e intensa que castiga o Cone Sul da América do Sul segue e vai durar mais alguns dias. O começo desta terça-feira deve ter o amanhecer mais frio da semana em diversas cidades do Rio Grande do Sul, em especial na Metade Sul.

Hoje, com bolha de ar gelado se instalando no Prata, o frio aumentou. O Oeste e o Sul do estado, que tinham tempo aberto e seco, registraram as temperaturas mais baixas na madrugada: -5,0ºC em Pinheiro Machado; -2,5ºC em Bagé; -2,1ºC em Herval; -1,1ºC em Caçapava do Sul; -1,0ºC em Quaraí; -0,6ºC em Livramento; e 0,3ºC em Jaguarão.

Já a tarde foi muito fria em todo o Rio Grande do Sul com marcas entre 5ºC e 10ºC na maior parte do estado. Na Serra, muitas localidades anotavam no meio da tarde entre 4ºC e 6ºC. Em Porto Alegre, a máxima foi de apenas 11,8ºC no Jardim Botânico, 8ºC abaixo da média de julho.

A MetSul alerta que o amanhecer nesta terça será excepcionalmente frio no Oeste, Centro, fronteira com o Uruguai, Campanha, Serra do Sudeste e o Sul gaúcho com geada forte a severa e mínimas em muitas cidades de -2ºC a -5ºC. Em baixadas da Serra do Sudeste, em Pinheiro Machado, valores extremos de -6ºC a -8ºC.

O começo do dia em todo o estado será frio, embora na Metade Norte nuvens impeçam resfriamento maior em parte da região. Em Porto Alegre, apesar dos modelos indicarem em geral mínima ao redor de 7ºC, acreditamos que a maior parte da cidade pode amanhecer com 4ºC a 6ºC, não se descartando marcas menores no extremo Sul com a diminuição da nebulosidade.

O sol aparece com nuvens em parte do estado nesta terça, mas a nebulosidade aumenta durante o dia na maioria das regiões, trazendo outra tarde fria. Até o fim do dia, volta a chover em vários pontos do Norte e Nordeste gaúcho, como o Planalto, Alto Uruguai, Serra, vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte, instabilidade que segue no começo da quarta.

Créditos:

ESTAEL SIAS

Fotos:

FABIAN RIBEIRO LEAL

Fonte:

MetSul Meteorologia

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.