Os jovens, gaúchos, nascidos em 2006 que ainda não realizaram o alistamento militar obrigatório ganharam um novo prazo. A data, que havia encerrado oficialmente no domingo (30) foi prorrogada, exclusivamente no Rio Grande do Sul, até o dia 31 de agosto. O sargento Evandro Pinho, responsável pela Junta do Serviço Militar de Passo Fundo, explicou que até o momento cerca de 1020 jovens se alistaram, sendo que a média fica sempre em 1300 alistamentos.
Com a prorrogação a expectativa é que este número aumente. As inscrições seguem com a necessidade do jovem apresentar a carteira de identidade e um comprovante de residência na Junta Militar, localizada na Avenida Brasil, 792, nos fundos da antiga prefeitura, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira . Também é possível realizar o alistamento pelo site alistamento.eb.mil.br,.
Pinho explicou ainda que a prorrogação ocorreu por conta das enchentes que atingiram o estado, sendo uma importante oportunidade para os jovens que querem ajudar, uma vez que o exército desempenha papel importante nesta tragédia. Os próximos passos do cronograma, após o alistamento, serão terão a primeira inspeção em setembro, segunda inspeção em janeiro de 2025 e, quem for servir, terá embarque em final de fevereiro e início de março de 2025.