Search
Close this search box.

Chuva retorna a partir desta quarta-feira; saiba o que esperar

Chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira e permanecerá no estado ao menos até o começo da semana que vem

Após uma sequência de dias com tempo firme e muito sol pelo ar polar de alta pressão, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, marcando o começo de um período de vários dias de instabilidade em parte do território gaúcho.

A nebulosidade aumenta muito no decorrer desta quarta-feira no estado e o tempo se instabiliza com chuva e garoa em algumas regiões, já entre a madrugada e de manhã. A instabilidade será consequência do avanço de ar mais quente em altitude, responsável pelas máximas acima de 25ºC na tarde de hoje nos vales e no Noroeste.

De acordo com a análise da MetSul Meteorologia, a precipitação nesta quarta deve afetar mais a faixa central do estado, o que inclui cidades como Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Pode chover ainda em alguns pontos da Metade Norte. Apesar disso, aberturas de sol podem ocorrer, sobretudo no Sul. A instabilidade, entretanto, não deve se limitar a esta quarta-feira. Serão vários dias seguidos em que se espera precipitação no Rio Grande do Sul com o tempo não devendo firmar no estado até o domingo ou a próxima segunda-feira.

Salientamos, entretanto, que a chuva não deve afetar todo o território gaúcho e tende a se dar apenas em parte do Rio Grande do Sul, notadamente numa área em torno do paralelo 30ºS, da região de Uruguaiana até Porto Alegre, atingindo cidades da Metade Sul mais próximas do Centro do estado e vários municípios da Metade Norte.

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva acumulada em cinco dias no Rio Grande do Sul com base na rodada das 12Z desta terça-feira do modelo do Centro Meteorológico Europeu em que se observa como a chuva não deve atingir pontos mais ao Sul gaúcho e deve se concentrar do Centro para o Nordeste do estado.

O tempo segue instável com chuva na quinta-feira em torno da faixa central do estado. Na sexta, a instabilidade alcança a maioria das regiões, exceção de localidades perto da fronteira com o Uruguai e mais ao Sul do estado.

No fim de semana, o tempo firme no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho, entretanto no Norte e no Nordeste do estado haverá ainda maior nebulosidade com chance de chuva e garoa em cidades como da Grande Porto Alegre, vales, Serra, Litoral Norte, Aparados da Serra, Leste do Planalto Médio e Alto Uruguai.

Porto Alegre e região metropolitana terão vários dias consecutivos de instabilidade e alta umidade. Há chance de chuva na capital e cidades próximas em momentos desta quarta, quinta, sexta, em parte do sábado e em parte do domingo.

A MetSul Meteorologia enfatiza que os volumes de chuva indicados para os próximos dias não serão muito altos em grande parte das cidades e não trazem preocupação com enchentes. Pontos do Centro e do Nordeste gaúcho podem ter mais chuva com marcas perto e acima de 50 mm.

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.