O Município de Sarandi, desde a sua fundação, caracterizou-se por uma profunda religiosidade. É que fazia parte de sua primeira comitiva colonizadora, o Pe. Eugênio Medicheschi, da congregação dos Padre Carlistas, mais conhecidos Scalabrinianos, primeiro condutor e assistente religioso. Seu principal objetivo era criar um ambiente de paz e tranquilidade entre os primeiros colonizadores.Seu trabalho não foi somente de promoção espiritual, senão também o de ajudar no progresso material, a fim de atingir o homem integral, assim, o progresso da Nova Colônia foi sempre, a terra que é uma flor no cenário gaúcho.
O dia 27 de junho de 1939, marca a data em que o município de Sarandi no norte do Rio Grande do Sul, emancipou-se, politicamente e administrativa de Passo Fundo.
O nome Sarandi é de origem indígena e identifica um arbusto que cresce à margem dos rios.
Neste sentido, na tarde do dia 27 de junho de 2024, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, foi realizado uma Santa Missa especial de ação de graças para comemorar, homenagear e agradecer aos 85 anos de emancipação política administrativa e o progresso principalmente, dos primeiros moradores, colonizadores e os que lutaram pela emancipação.
A Santa Missa foi celebrada pelo Pe. Miguel Longhi, Pároco e a liturgia e cantos pela Secretária Municipal de Educação, que abrilhantaram a celebração.