Search
Close this search box.

Almirante Tamandaré do Sul – Educação Nutricional

Nos meses de maio e junho foi trabalhado na EMEF Bento Gonçalves com o apoio da Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Lazer e Turismo Cláudia Schallenberg, atividades de educação nutricional com todos os alunos em três diferentes momentos sendo eles com a turma do primeiro ano da manhã, pré-escola tarde e segundo ao quinto ano manhã, com o objetivo principal de incentivar a alimentação saudável e a experimentar novos alimentos. Foram trabalhadas atividades como oficina culinária, roda de conversa, palestra e semáforo dos alimentos atendendo as necessidades que identificamos em cada turma, como casos de seletividade alimentar.

Na oficina de culinária realizada com o 1° ano, os alunos ajudaram a preparar o lanche, participando de todos os passos das receitas e foram incentivados as experimentar os alimentos e a comerem devagar.

Com a pré-escola foi realizada uma roda de conversa,  sobre os alimentos que devem ser a base da nossa alimentação, a importância de evitar o alto consumo de doces e foi trabalhado o semáforo dos alimentos onde eles participaram classificando os alimentos em preferir, moderar e evitar.

Com os alunos do 2° ao 5° ano trabalhamos uma palestra sobre os objetivos de uma alimentação saudável, a qual nos fornece energia, proteção e funcionamento pleno do corpo, falamos sobre alimentos que devem compor a base da nossa alimentação, a importância da hidratação, do ato de comer envolvendo experimentar novos alimentos, comer devagar e mastigando bem, não comer assistindo televisão ou mexendo no celular. Trabalhamos também os semáforos dos alimentos. 

Em todos os momentos os alunos se mostraram extremamente participativos, falando sobre suas preferências alimentares, demonstrando saber quais alimentos são mais saudáveis, sabendo que devemos deixar os alimentos ultraprocessados para momentos esporádicos, fazendo questionamentos sobre alguns alimentos e preparações.

Essas atividades de educação nutricional se fazem importância para que possamos incentivar cada vez mais a alimentação saudável o que vai de encontro aos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar que rege a oferta da merenda escolar.

Créditos:

Luana Erlo

Fonte:

Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul/RS

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.