Search
Close this search box.

Rio Grande do Sul terá primeiro frio rigoroso do ano, nesta semana

Duas massas de ar frio vão atingir o Sul do Brasil nesta semana e a segunda será de maior intensidade, finalmente trazendo um período mais prolongado de marcas invernais que é a condição típica desta época do ano. A segunda incursão de ar frio, a mais forte, será responsável por provocar temperatura muito baixa como ainda não se registrou em 2024.

O mês de junho, que ao lado de julho é o mais frio da climatologia anual, está sendo caracterizado até agora por temperatura muito acima da média em praticamente todo o Centro-Sul do Brasil. Os desvios de temperatura, especialmente as máximas, são enormes em relação às médias históricas.

A frente fria trará neste começo de semana chuva em Santa Catarina, até forte, e em parte do Paraná. Em São Paulo, vai refrescar o tempo na terça com aumento de nuvens e precipitação fraca em áreas perto da costa.

Na retaguarda desta frente fria avança ar mais frio que começa a ingressar pelo Sul do Rio Grande do Sul já neste domingo e se intensifica ao longo da segunda-feira com vento Sul e temperatura muito mais baixa.

Os efeitos desta primeira incursão fria da semana serão mais sentidos na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho com frio já nesta segunda as menores marcas no amanhecer da terça-feira.

Já na Metade Norte gaúcha, embora esfrie, a temperatura não será tão baixa como no Sul e as mínimas menores serão sentidas nas madrugadas de terça e quarta, mas sem previsão de frio muito intenso, como se observa nos mapas a seguir com as projeções de temperatura para 6h da manhã para esta segunda, terça e quarta-feira do modelo do centro meteorológico canadense.

Créditos:

Redação

Fonte:

Agora no RS

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.