Search
Close this search box.

Queda de granizo provoca danos em cidades do RS

Gramado Xavier, Arroio do Tigre, Relvado e Bento Gonçalves foram atingidas por fortes temporais

Pelo menos quatro cidades gaúchas registraram danos causados por temporais e queda de granizo neste domingo. De acordo com a MetSul Meteorologia, os fenômenos acompanham o avanço de uma frente fria que, ao encontrar ar mais quente em sua dianteira, provoca temporais no Rio Grande do Sul.

Uma célula intensa de tempestade atingiu a região Centro-Serra. De acordo com a Rádio Sobradinho, o município de Arroio do Tigre foi o mais atingido, registrando queda de pedras de granizo do tamanho de ovos. Relatos de moradores, tanto da cidade quanto do interior, dão conta de inúmeros prejuízos, especialmente nos telhados de residências.

Conforme o prefeito Marciano Ravanello, 80% dos imóveis da cidade foram afetados. A Defesa Civil e a prefeitura concentram o trabalho na distribuição de lonas. Ravanello informou que mais de 30 rolos do material já foram distribuídos, e a procura ainda é grande.

Ao mesmo tempo, outra tempestade se formava no Norte da Grande Porto Alegre, com queda de granizo no começo da noite em Campo Bom, no Vale do Sinos. Outras cidades do eixo da BR 116 não foram afetadas, segundo a MetSul.

A célula do Centro-Serra evoluiu ao Norte do Vale do Rio Pardo no começo da noite para o Vale do Taquari, enquanto novas tempestades se formavam sobre a região da Serra gaúcha, também com queda de granizo.

Uma das localidades mais afetadas foi Bento Gonçalves, atingida em cheio por uma célula de tempestade forte com ventania, granizo e chuva intensa, que causou alagamentos.

O risco de temporais segue no restante deste domingo e no começo da segunda em pontos do Norte e do Nordeste do RS, especialmente entre a Serra e os Campos de Cima da Serra.

O granizo também esteve presente em Relvado, cidade do Vale do Taquari.

Fotos:

Jornal Opinião / Divulgação / CP

Fonte:

Correio do Povo

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.