Search
Close this search box.

Almirante Tamandaré do Sul – 3º Seminário de Solos

No dia 06 de junho de 2024, aconteceu o 3º Seminário de Solos, promovido pelo Poder Executivo Municipal e EMATER/RS ASCAR  e contou com o apoio da Sementes Scherer, Laboratórios de Solos Precisão, Sicredi, Cresol e Câmara Municipal de Vereadores. 

O evento contou com a presença de autoridades municipais, representantes da EMATER/RS ASCAR regional de Passo Fundo e representantes das empresas parceiras e palestrantes. 

O seminário abordou 3 temas: Ações Regionais na Área de Conservação dos Solos; Correção de Acidez e Fertilidade do Solo; Plantas de Cobertura do Solo.

Os objetivos do Seminário foram de mostrar que:

  • Os Solos são o nosso maior recurso e devem ser preservados.
  • Os problemas principais enfrentados na região são a erosão, a redução da matéria orgânica dos solos e a compactação dos solos na camada de 15 a 25 cm de profundidade.
  • As plantas de cobertura ajudam a proteger os solos da erosão, ajudam no aumento da matéria orgânica dos solos e favorecem o afrouxamento da camada compactada.
  • As plantas de cobertura são alternativas viáveis e sustentáveis na proteção dos solos.
  • A correção da acidez dos solos com calcário e a correção da fertilidade com uso do fósforo e potássio quando utilizada de forma correta colabora no aumento da produtividade das lavouras, favorece a redução de custos e promove o manejo sustentável.

Créditos:

Luana Erlo

Fonte:

Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul/RS

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.