Massa de ar muito quente para junho segue atuando nos próximos dias e temperatura aumenta na segunda metade da semana
O Rio Grande do Sul registrou hoje mais um dia com temperatura acima de 30ºC no estado. Desde a semana passada foram vários dias em que as máximas superaram a marca no território gaúcho sob persistente bloqueio atmosférico que a mantém o ar quente por prolongado período.
Nesta segunda-feira, o calor cedeu em relação à véspera na Metade Sul e em parte do Leste do estado. Porto Alegre, por exemplo, que ontem anotou 30ºC, hoje teve 27,5ºC, marca ainda assim 7ºC acima do que é normal no mês de junho à tarde.
As máximas desta segunda-feira na rede do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 30,5ºC em São Luiz Gonzaga; 29,9ºC em Santa Rosa; 29,6ºC em São Borja; 29,2ºC em Cruz Alta; 29,1ºC em Serafina Corrêa (região de Serra); e 29,0ºC em Ibirubá.
Estações automáticas particulares acusaram máximas ontem de 32,1ºC em Porto Xavier; 31,7ºC em São Paulo das Missões; 31,1ºC em Porto Vera Cruz e Doutor Maurício Cardoso; 31,0ºC em Santo Ângelo; 30,9ºC em Santa Rosa; 30,5ºC em Tapera; e 30,5ºC em Espumoso.
O tempo estará firme nesta terça na maior parte do Rio Grande do Sul em mais um dia de sol e nuvens no estado, embora com momentos de maior cobertura de nebulosidade em pontos do Centro para o Sul e o Leste do estado. Deve, inclusive, chover com volumes baixos em pontos do Sul gaúcho.
No Sul e no Leste do estado, incluindo Porto Alegre, o vento sopra do quadrante Sul. Por isso, a temperatura sobe menos hoje nestas regiões. No Noroeste, onde o dia é de sol, nuvens e vento do quadrante Norte, o tempo segue muito quente para junho com marcas outra vez ao redor e acima dos 30ºC.
Ocorre que a partir da quarta a massa de ar quente volta a se intensificar sobre o Rio Grande do Sul com calor na maioria das cidades, mantendo-se a temperatura muito alta para junho na quinta e na sexta.
A sexta-feira, nos vales e na Grande Porto Alegre, será o dia mais quente da semana com máximas à tarde de 30ºC a 33ºC em pleno mês de junho. No fim de semana, com chuva pela chegada de uma frente fria, refresca no estado.