Com a presença de um bom público, foi inaugurado na noite de sexta-feira, 31, o monumento a Nossa Senhora dos Navegantes, localizado junto ao início das ruas XV de Novembro, Rio Branco, Miguel Beux e Juvêncio Rodrigues da Silva. O local escolhido para receber a imagem da Santa, com mais de três metros de altura, tem um significado histórico para Ronda Alta, pois foi ali que iniciou povoado que mais tarde se transformaria em vila e cidade.
Prestigiaram o ato o prefeito Marcos Miguel Beux, a primeira-dama Ezequiela Ferronato Beux, o vice-prefeitto Jackson Luis Bertocchi, o secretário da Indústria, Comércio e Turismo Nelci Antônio Martinelli, vereadores, representantes dos Bombeiros Voluntários, secretários e autoridades municipais, além do Pe. Léo, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
Pronunciaram-se, na oportunidade, o secretário Nelci Martinelli, o vereador Vitor Cavazini, o vice-prefeito Jackson Luis Bertocchi e o prefeito Marcos Miguel Beux. Em seguida, o Pe. Léo fez a parte religiosa, dando a bênção à imagem da Santa, assim como ao caminhão de combate a incêndios.
Foi um momento de rara emoção e percebia-se através dos pronunciamentos a importância do monumento para a comunidade rondaltense. Em sua fala, o prefeito Marcos salientou que Nossa Senhora dos Navegantes tem protegido a comunidade, basta ver que com toda a intempérie que se abateu sobre o Rio Grande do Sul, em Ronda Alta apensa prejuízos nas estradas, em pontes e bueiros foram registrados. “Isto mostra que a Santa está protegendo o nosso município”, disse.
A Administração Municipal de Ronda Alta sente-se feliz e honrada em poder concretizar mais esta obra, que tem um simbolismo muito especial para a comunidade.