Estudantes se engajam em campanhas solidárias para ajudar o RS
Nas últimas semanas, a solidariedade tomou conta de todos os brasileiros que se mobilizaram para ajudar a população afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Na região da 20ª Coordenadoria Regional de Educação não é diferente, e as escolas estão engajadas em campanhas de arrecadação de donativos para os atingidos. Durante o trabalho, é possível notar, em especial, a dedicação e o empenho dos estudantes em ajudar.
“As escolas cumprem seu papel de educar os estudantes e incentivá-los a promoverem a conscientização e a solidariedade. E assim, estudantes, professores e funcionários replicam essas atitudes em toda a sociedade. É gratificante ver nossas escolas gerando uma onda de solidariedade e mobilização na arrecadação de donativos para os que mais precisam do nosso carinho e ajuda neste momento”, ressalta a coordenadora regional, Jogelci do Carmo.
Os alunos se engajaram com as campanhas e mostraram toda a sua força e, além do trabalho voluntário para organizá-las, também levaram suas doações. Na Escola Estadual Marcílio Dias, de Pinheirinho do Vale, os estudantes compartilharam a ação na escola, em casa e em toda a comunidade. Foram arrecadados alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, água mineral, roupas e outros itens.
“Nossa ação foi conjunta, alunos, professores e comunidade trabalharam todos juntos. Estamos muito felizes em poder ajudar as pessoas do nosso Estado”, conta a aluna do 3º ano do Ensino Fundamental, Sophia de Oliveira Caratti, de 8 anos.
A diretora da Escola Estadual Marcílio Dias, Claudete Mosmann, contou que os alunos já queriam se mobilizar, antes mesmo da chegada da informação da campanha.
“É lindo ver toda a mobilização dos nossos estudantes. A Marcílio Dias, que já carrega a tradição de acolher a todos que chegam na escola, quis por meio de uma ação de amor e empatia, demonstrar todo seu carinho e solidariedade aos atingidos pelas enchentes no nosso Estado”, afirmou Claudete.
O protagonismo dos jovens na escola também se destaca quando os estudantes vão em busca de ações que ajudem, não só o meio em que vivem, como todo o Rio Grande do Sul. O Grêmio Estudantil Castro Alves do Instituto Estadual de Educação Visconde de Taunay, de Iraí, percorreu o comércio local para arrecadar doações para a população atingida pela chuva no Estado.
Além da importante ação humanitária neste momento difícil, as campanhas realizadas nas escolas também expressam amor, carinho, empatia e solidariedade dos pequenos. Na Escola Estadual José André Acadroli, de Rodeio Bonito, os alunos escreveram cartinhas de apoio e incentivo e também colocaram um pirulito em formato de coração em cada cartinha e doação. Alunos de todos os turnos se engajaram e organizaram as doações que foram entregues aos desabrigados em parceria com entidades.
Em Palmeira das Missões, na Escola Polivalente, diversas campanhas solidárias estão sendo organizadas. Entre elas, a que mais se destaca é a “Adoce o dia de um Gauchinho”, pensada para apoiar e adoçar os dias de crianças gaúchas desabrigadas pelas enchentes.
As campanhas são também de grande valor aos que ajudam e, em especial a estudantes, crianças e adolescentes em formação. “A solidariedade, o engajamento e a empatia contribui para o processo educacional de cada um e para a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade”, completou a coordenadora regional.