Ronda Alta recebeu, na manhã desta segunda-feira, 20, a assessora do Ministério dos Povos Indígenas, Ana Patter, para definir estratégias para o enfrentamento dos danos ocasionados pela enchente nas comunidades indígenas.
Participaram do encontro, além dos assessores do Ministério, o prefeito de Ronda Alta Marcos Miguel Beux e o vice-prefeito Jackson Luis Bertocchi, o prefeito de Constantina Fidelvino Menegazzo, o cacique das Terras Indígenas da Serrinha, cacique Marciano Claudino, além dos representantes da Defesa Civil de Três Palmeiras e Engenho Velho.
A visita tinha por objetivo a atualização dos dados das famílias indígenas, que totalizam 828 na Serrinha, sendo 153 em Constantina, 153 em Três Palmeiras, 150 em Engenho Velho e 372 em Ronda Alta. Além disso, o governo federal solicita também um levantamento dos prejuízos ocasionados em casas, estradas e outros danos por ventura registrados na intempérie. De posse destes dados cada município buscará os recursos do crédito extraordinário que deverá ser aprovado nos próximos dias.
Durante a reunião, vários assuntos pertinentes às enchentes foram debatidos e informados à representante do Ministério dos Povos Indígenas, que a partir de agora terá condições de atendes às demandas de cada comunidade indígena afetada.