Search
Close this search box.

Sarandi – Georreferencial foi destaque na reunião do Rotary Club Sarandi

Reunião ordinária foi realizada na noite de 16 de maio, nas dependências da Casa da Amizade, onde reuniram-se os integrantes do Rotary Club Sarandi.

A reunião foi presidida por  Álvaro Signor e contou com  os seguintes convidados : Nilton Debastiani, prefeito municipal, de Sarandi , Giovani Menegon, secretário municipal da administração, sua esposa Caroline, representando o Lions Club, tenente Agnaldo Chaves dos Santos, da Brigada Militar, Graciela Ceriotti, gerente do Sicredi, Ivandro Magnabosco, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alexandre Luis  Concatto, presidente do conselho municipal de trânsito e representante a JCI, Fernando Cescon, presidente do Sindicato Rural, Lauri Cescon, secretário do Sindicato Rural, Juscemar Brandalise e Evandro Bernardi, representando o Rotary Club de Ronda Alta.

O secretário apresentou um vídeo em que o Presidente do Rotary Internacional, indicado para o ano 2015/2016, Mário César de Camargo, agradece os rotarianos do Brasil que estão fazendo campanhas para ajudar os atingidos pelas enchentes do Rio Grande do sul, e pede que o assunto não seja esquecido e que a campanha continue enquanto a ajuda for necessária.

Em seguida, foi exibido um vídeo apresentando o programa Novo Rumo de georreferenciamento de propriedades rurais. Ato seguinte o presidente convidou os companheiros de Ronda Alta, Juscemar e Evandro a apresentarem o caso de sucesso de implementação do programa no município de Ronda Alta, onde o município e a brigada foram parceiros e o Sicredi foi o patrocinador das placas de identificação das propriedades.

O programa consiste em mapear todas as estradas do interior e georreferenciar todas as propriedades rurais, que posteriormente serão identificadas com uma placa, para que, brigada, SAMU, bombeiros, e qualquer órgão de utilidade e segurança tenha possibilidade, através de um aplicativo de celular, se dirigir à propriedade destino facilmente, o que hoje é difícil, principalmente à noite.

Houve uma sessão de perguntas e respostas, e ao final o prefeito municipal, Nilton Debastiani, disse que a prefeitura arca com os custos de mapeamento e os representantes do Sicredi se comprometeram em patrocinar as placas. Durante as discussões, ficou acertado que, em virtude de a brigada e o SAMU de Sarandi atenderem os municípios de Nova Boa Vista e Barra Funda, uma comissão deverá visitar os prefeitos dessas cidades, convidando-os a aderirem ao projeto.

Todas as entidades presentes declararam apoio ao projeto.

Giovani Menegon lembrou que os funcionários da Emater conhecem todo o interior do município, podendo, portanto, ser de grande ajuda.

O presidente do Sindicato Rural ofereceu o escritório do sindicato para centralizar a instalação e/ou atualização dos aplicativos de celular a todos que o necessitem.

A comissão para levar o projeto adiante ficou composta por Celso Grando, representando o Rotary Club e o poder municipal, o tenente da brigada, Aguinaldo Chaves dos Santos e o presidente do Sindicato Rural, Fernando Cescon.

Cleci Merlin anunciou que no sábado, dia vinte e cinco do corrente, a Casa da Amizade realizará o “Pastel Solidário”, para arrecadar fundos para as causas da Casa, e disse que nos próximos dias.

Na quinta-feira dia 24 de maio,  teremos uma nova reunião e poderemos ter a participação dos  Prefeitos de Barra Funda e Nova Boa Vista que serão convidados a participar deste projeto.

Fotos:

Fernando Luis Concatto

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.