Search
Close this search box.

Óleo de rícino: conheça os principais usos e como aplicar no cabelo

O óleo de rícino (ou óleo de mamona) é proveniente da semente Ricinus communis. É um líquido viscoso, límpido e amarelado, conhecido como um laxante natural. No entanto, há algum tempo ele vem ganhando a fama como um auxiliar para crescimento dos cabelos, cílios e outros pelos. “Do ponto de vista dermatológico, já foram atribuídas a ele diversas propriedades, desde ação antioxidante, anti-inflamatória, analgésica e antimicrobiana”, diz a dermatologista Francine Belineti, professora da Escola de Medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Ela aponta que o ativo é muito utilizado em cosméticos para pele e cabelo, principalmente com a finalidade de hidratação, mas que faltam estudos científicos comprovando a maioria dos usos dermatológicos dessa substância.

Como usar o óleo de rícino nos cabelos? Uma das dúvidas mais comuns é sobre como usar o óleo de rícino na hora da aplicação. O ideal é usá-lo topicamente, já que se for tomado, terá efeito laxante. Ele pode ser utilizado nos cabelos de forma pura, como um pré-xampu, ou seja, aplicado alguns minutos antes de lavar com o xampu habitual e enxaguado depois. Também pode ser utilizado, em pequena quantidade, como um leave-in, ajudando a selar a cutícula.

Fotos:

etty Images/iStockphoto

Fonte:

UOL

O DiárioRS não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse, as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.